Alimentação




De todos os carnívoros, os felinos são os mais especializados comedores de carne. O gato vive com muito pouca ingestão, se houver, de material vegetal. É claro que, assim como um herbívoro, como a vaca precisa de um sistema digestivo especializado e processos metabólicos para lidar com a conversão de grama para a carne ou o leite, o gato também tem melhorado ou eliminado certos mecanismos bioquímicos para lidar com uma dieta rica em proteína e gordura, mas com pouco ou nenhum carboidrato.
  
O gato também precisa proporcionalmente mais proteína em sua dieta em comparação com outros mamíferos - uma das razões é que certas enzimas do fígado que quebram proteínas são sempre funcionais (eles são "on" e "off" em outros animais) e os gatos usam um pouco de energia a partir de proteínas apenas para alimentar esse processo. Outros mamíferos usam a maioria de sua proteína para o crescimento e manutenção do corpo.
Ao contrário de um onívoro, cujo sistema digestivo é composto de um intestino bastante grande e pequeno estômago, o sistema de carnívoro é constituído por um razoavelmente curto, intestino delgado e estômago relativamente pequeno. 

Assim, a dieta ideal um carnívoro deve ser concentrada, altamente digestível, e pobre em resíduos porque seu corpo é projetado para digerir proteínas principalmente. Se um excesso de carboidratos é incluído na dieta, muito do que o carnívoro come é apenas parcialmente digerido pelo tempo que atinge o intestino grosso para formação fecal, sobrecarregando os sistemas digestivo e excretor.





Alimentos secos X Alimentos úmidos



Dietas enlatadas contêm água suficiente para que os gatos raramente precisem de beber. Uma vez que a dieta é consumida, a oxidação de nutrientes produz um adicional de 10 a 13 gramas de água para cada kcal de energia metabolizável. Assim, um gato de 4 kg que consumir uma dieta de enlatados com 240Kcal contendo 78% de umidade irá consumir 237 ml ou 98% de sua necessidade diária de água diretamente da dieta. Assim, o gato precisa de beber menos água por dia enquanto um gato que consomem uma dieta 240 Kcal seca precisa beber 7 x mais água por dia. Isto pode ser difícil pois os gatos não são grandes bebedores de água. Alimentado com uma dieta enlatada contendo 78% de umidade, praticamente garante o controle homeostático de equilíbrio de água no gato.




Além de alimentos enlatados assegurar uma hidratação adequada, um alto volume de água ajuda a eliminar substâncias ( cristais) antes que eles cresçam de tamanho suficiente para interferir na função urinária normal. Esta é uma consideração muito importante para os gatos machos. Gatos que não podem urinar por mais de 24 horas devido à obstrução do trato urinário podem morrer de insuficiência renal aguda e / ou danos graves à bexiga urinária. Além da remoção dos cristais, os benefícios da ingestão de água, incluem diluição de qualquer substâncias nocivas na urina, e micção mais frequente para diminuir o tempo de contato com a urina da bexiga que podem reduzir os riscos de doenças do trato urinário. Por esse motivo, as dietas enlatadas são geralmente prescritos como terapêutica de primeira linha para a doença do trato urinário inferior felino.


Alimentação Natural

Os benefícios da dieta natural para cães e gatos são os seguintes:
·         Os alimentos são maximamente nutritivos e nada processados,
·         É variada e rica, impedindo que o animal enjoe da comida,
·         Os dentes ficam limpos e o hálito fica fresco,
·         As fezes ficam reduzidas, mais secas e com menor odor,
·         A pele o o pelo ficam mais bonitos,
·         Aumenta a imunidade, prevenindo alergias e doenças,
·         Reduz a possibilidade de cálculos e infecções urinárias, por ser uma comida mais úmida,
·         Ajuda a manter o peso estável e a massa magra,
·         Não sobrecarrega, os rins, o fígado e o pâncreas, causa de muitas doenças nos pets,
·         Mantém o pet naturalmente hidratado, devido à grande quantidade de água na dieta,
·         Seu custo benefício é excelente,
·         Traz prazer ao paladar do animal.
O preço da dieta natural para pets é algo que varia de acordo com o peso, a idade e a localidade de cada animal.











Fonte:
http://geekcats.com

www.catnutrition.org