Enriquecimento Ambiental dentro de casa

A importância fundamental da saúde mental para a saúde geral e o bem-estar tem sido identificado na medicina humana. Mal-estar e estresse crônico em animais, pode levar a exacerbar muitos problemas de saúde mental e física. Nós, como zootecnistas abraçamos a conexão entre saúde mental e física, e podemos oferecer alguns dos melhores cuidados preventivos e terapêuticos para os nossos pacientes. Saúde mental pobre em animais de estimação podem levar a distúrbios comportamentais, que, quando não tratado, podem ser tão graves e incapacitantes como as doenças físicas. Além de impedir distúrbios de comportamento (portanto, reduzindo a chance de renúncia, a eutanásia, e o desenvolvimento de problemas físicos simultâneos) uma boa saúde mental permite aos nossos animais a viver uma vida rica e agradável. Quando perguntado o que é mais importante para o nosso animal de estimação a maioria das pessoas , sem dúvida, vai  responder "boa qualidade de vida". 

Talvez os elementos mais importantes no fornecimento para o bem estar dos animais de estimação, são uma rotina diária previsível e enriquecimento ambiental. 

A rotina diária normal da maioria dos animais de estimação irá incluir alimentação (incluindo caça e limpeza), eliminação (urina e fezes), o jogo social, exploração do ambiente (incluindo  joguinhos e brinquedos), sono ou períodos de descanso. A qualidade, duração, tipo e frequência destas necessidades variam muito com a idade, família, e as características herdadas do indivíduo. Fazendo com que cada um desses  seja uma parte regular e previsível da rotina diária do animal, o controle de seu ambiente de aprendizagem quando, onde e como cada uma dessas necessidades básicas serão atendidas. Ter conhecimento e compreensão do comportamento normal do seu animal e o que ele  precisa, sem dúvida, vai contribuir para melhorar a vida  deles.


principal problema enfrentado pelo gato que vive dentro de casa é a falta de oportunidade para desenvolver seu comportamento normal. O gato é um caçador natural e se ele não pode sair, ele pode ficar frustrado e desenvolver comportamentos que estimulam a atividade. Assim, se você quiser manter seu gato dentro de casa, você terá que ser criativo e providenciar novos brinquedos e jogos para manter o seu gato estimulado e exercitado, fisicamente e mentalmente. Gatinhos e os gatos adoram caixas de papelão e sacos de papel, bolinhas de papel, ratinhos de pelúcia, vara de pesca com brinquedos, lazer, etc, que incentivam a perseguir e atacar. 



É melhor ter dois gatinhos em vez de um, desde o início. Outro gato vai trazer a mudança e interação e realmente é uma necessidade. Ele também irá ajudá-lo a superar sentimentos de culpa associados a deixar um gatinho sozinho, enquanto você está no trabalho. Os gatinhos vão brincar juntos, dormir juntos, dividir os potinhos e a caixinha de areia. Crescerão mais sociáveis e menos mimados, conseqüentemente, menos dependentes; não estamos contando as vacinas e tratamento veterinário que eles possam vir a precisar, mas o gasto "básico" que você vai ter será só um pouquinho maior, com ração e areia. Potinhos e caixinha podem ser divididos; 

Você não correrá o risco de seu gatinho ficar deprimido ou sentir muito a sua falta quando você for trabalhar ou passar o fim de semana fora. Ele ficará bem e você poderá ficar despreocupado; 

 Gatos que se sentem muito sozinhos podem ficar doentes (depressão) ou tentar adquirir manias para chamar a sua atenção: fazer xixi em lugar errado, afiar as unhas no seu objeto, etc. Lembramos que não são todos os gatinhos que precisam de companhia. Há gatos que vivem bem sozinhos, que se adaptam super bem. Comparados aos cachorros eles são sim mil vezes mais independentes. Mas não há uma regra. Cada gatinho tem um temperamento diferente, um comportamento diferente, não dá para generalizar. Só sabemos de uma coisa: dois gatinhos (pelo menos) é uma fórmula sem erro.




 Ítens básicos para um gato que vive dentro de casa:

* Caixa de areia
* Arranhadores
* Áreas de descanso
* Mirantes
* Brinquedos
* Refúgio
* Feliway


Exemplos de enriquecimento ambiental dentro de casa:






Fonte:
http://indoorpet.osu.edu/cats/basicneeds/index.cfm
http://www.mmilani.com/cat-articles.html
http://www.feliway.com/gb


http://100mililitros.blogspot.com.br/
http://www.bichosaudavel.com/
http://blogdapipoca.com.br/blog/

Nenhum comentário:

Postar um comentário